quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estudo Dirigido _ Mecanismo da Contração Muscular

Monitoria Anatomia e Fisiologia – Escola Nacional de Acupuntura – ENAC
Professor Renato Camarão.
Monitora: Jaqueline Mesquita.


Mecanismo da Contração Muscular


A contração muscular é o encurtamento das fibras musculares em resposta a um estímulo nervoso.
Elas podem ser dividas em três tipos:

Reflexa: é o movimento involuntário de um músculo somático voluntário.
Tônica: acontece mesmo quando o músculo está relaxado. Ela ajuda na manutenção da postura do pescoço e no tônus dos dedos.
Fásica isotônica: dividide-se em contração concêntrica, que é o encurtamento muscular, e a contração excêntrica, que é o alongamento do músculo oposto ao que se contrai.
Fásica isométrica: nesse caso, não encurta nem alonga, mas mantém o mesmo comprimento muscular e com uma tensão maior do que o tônus muscular.

O impulso nervoso chega a uma célula muscular por meio de uma sinapse neuro-muscular. Quando isso acontece, há liberação de mediadores químicos, como a acetilcolina, nas placas motoras que excitam as células musculares estriadas.
A acetilcolina, na condição de mediador químico atinge a membrana plasmática chamada sarcolema. Quando a célula muscular é excitada, um potencial de ação é desencadeado na célula muscular.

Esse potencial de ação propaga-se por todo o sarcolema e também pelo retículo sarcoplasmático (RS), que é o retículo endoplasmático dessas células. Com o estímulo, as membranas do RS tornam-se permeáveis aos íons de cálcio. Anteriormente armazenados nas cisternas do RS, os íons cálcio penetram nos sarcômeros e colocam-se em contato com as moléculas de actina e miosina.

Na presença de cálcio, as moléculas de miosina adquirem atividade catalisadora e começam a degradar moléculas de ATP, convertendo-as em ADP.

Com a energia liberada pela hidrólise do ATP, as moléculas de miosina deslizam-se sobre as de actina, encurtando os sarcômeros.
Com o encurtamento dos sarcômeros, as miofibrilas como um todo encurtam, diminuindo o comprimento da célula inteira.

Este ciclo é facilitado pela presença de proteínas musculares acessórias especiais que fixam os filamentos de actina e de miosina em conjuntos paralelos sobrepostos, mantendo a orientação correta e o espaçamento adequado para que o deslizamento ocorra.

Duas outras proteínas acessórias – troponina e tropomiosina – permitem a regulação, pelos íons de cálcio da contração da musculatura cardíaca e esquelética.

A actina e a miosina promovem contração nas células musculares lisas, assim como na maioria das células não-musculares, fundamentalmente da mesma maneira como nos músculos cardíacos e esqueléticos. As unidades contráteis dessas células são menores e apresentam um nível mais baixo de organização. Tanto sua atividade como seu estado de organização são controlados pela fosforilação, dependente de cálcio da cadeia leve da miosina.

Túbulos T e Retículo sarcoplasmático

Os túbulos T e o retículo sarcoplasmático (RS) formam um sistema de canais e cisternas delimitado por membranas. Ele se estende por todo o
sarcoplasma e forma uma rede ao redor de cada miofibrila. As membranas reticulares do (RS) são os locais de armazenamento do cálcio das fibras em repouso. Embora desempenhem funções em conjunto, estas duas estruturas se originam de sistemas de membranas distintos, uma vez que o (RS) corresponde ao retículo
endoplasmático de outros tipos celulares, enquanto que os túbulos T se originam do sarcolema e se comunicam com o espaço extracelular. Os túbulos T também são estruturas transversais em relação à miofibrila, e cada um se localiza entre duas cisternas terminais, formando uma estrutura chamada tríade. 

Um comentário:

  1. Lembram da Actina e Miosina? Vai uma pequena explicação sobre a contração muscular, a nínel de curiosidade!
    Boa leitura!

    ResponderExcluir